Este artigo tem como base três abordagens sobre a perspectiva no mercado de transformação de material plástico, em especial o uso do PVC na indústria para os últimos meses de 2020 e início de 2021. Iremos aqui sintetizar o conteúdo em três partes e ao final elencaremos nossas ações e deixaremos o link da fonte para um melhor aprofundamento do tema.

A primeira abordagem que trataremos reflete a opinião de Wilson Donizetti Cataldi, sócio-fundador e diretor administrativo-financeiro da Piramidal, e João Luiz Zuñeda, diretor da MaxiQuim Assessoria de Mercado,  em entrevista concedida na live da Revista Plástico Sul no final de julho. Eles apontam as perspectivas do fornecimento e precificação da matéria-prima para a indústria de plástico para os próximos 4 meses. Os entrevistados argumentam que continuará havendo uma demanda alta pelo PVC.

Afirmam que é de suma importância reforçar os relacionamentos com fornecedores para que não falte a matéria-prima e entendem que o custo dos materiais continuará a subir e deve se estabilizar pelos meses de novembro e dezembro respectivamente. Comentam que a variação cambial, alta do dólar e efeitos da pandemia que causaram um efeito cascata no desempenho das petroquímicas, aliado a uma demanda crescente no segundo semestre inflacionaram os preços das resinas. Na opinião deles, é uma situação pontual que deve se estabilizar em breve como dito acima.

A segunda abordagem é a entrevista concedida para o portal Plástico Virtual pelo presidente do Sinplast (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS), Gerson Albano Haas que fala sobre as oportunidades que o mercado plástico teve com a pandemia, e o que esperar para 2021. Para Gerson o período pós-pandemia deverá ser melhor para o setor do que o momento anterior devido à demanda reprimida, no entanto ressalta que o momento é de preocupação por causa da alta do dólar e seu impacto nos custos da matéria-prima.

A terceira abordagem é uma entrevista para a mesma revista do presidente do SIMPERJ (Sindicato de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro), Gladstone José dos Santos Junior, onde afirma que a pandemia impactou de maneira diferente vários setores da economia na indústria de plástico. Enquanto algumas indústrias como fornecedores para peças automotivas e de bens duráveis estagnaram ou reduziram suas produções, as do segmento de materiais hospitalares e da construção civil conseguiram se recuperar e tiverem forte alta nos últimos meses.

Gladstone evita fazer um prognóstico sobre a economia pós-pandemia, mas entende que as empresas devem ficar atentas e serem dinâmicas devido às mudanças nos hábitos de consumo da população. Também afirma que a matéria-prima pode oscilar motivada pela variação cambial até o fim do ano de 2020.

A Masster Plásticos está atenta as influências destes cenários. Tivemos aumento da matéria-prima na ordem de 35% nos últimos trinta dias e a perspectiva é de novos reajustes por parte dos principais players do mercado. A indústria fornecedora de insumos está com sua carga de produtividade reduzida por conta da pandemia e por outro lado, houve um exponencial crescimento pela demanda de PVC ocasionando a pressão por elevação dos preços.

Fora as preocupações com a volatilidade do preço das commodities, recentemente foi anunciado reajuste da energia elétrica e dos combustíveis, além do dissídio da categoria dos trabalhadores do setor plástico em nossa região, onde foram acordados novos pisos salariais.

A empresa tem procurado absorver boa parte do aumento nos custos de produção, revendo margens, comprando a vista, otimizando processos, entre outras ações. Neste momento de incertezas de fornecimento de matéria-prima, temos por objetivo garantir o pleno funcionamento de nossas atividades e honrar dentro do prazo todos os pedidos colocados na fábrica.

Continuamos a trabalhar como sempre fizemos, para atender a todos os nossos clientes com qualidade, responsabilidade e a confiança de quem está no mercado há mais de 20 anos.

Claudio Amarante (Sócio-diretor Masster Plásticos)

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=1mXte1GA6m0 Acessado em 28.07.2020

https://plasticovirtual.com.br/plastico-pos-pandemia-oportunidades-com-retomada-de-demanda-para-o-rs/  Acessado em 05/08/2020

https://plasticovirtual.com.br/plastico-pos-pandemia-como-o-rio-de-janeiro-se-prepara-para-o-novo-normal/  Acessado em  12/08/2020

Comments are closed.

WhatsApp